BusinessRail Iberia Maio 2023

O BusinessRail é uma experiência de negócios única, que reúne atividades de âmbito cultural, softskills, académicas e empresariais. Utilizando os caminhos férreos como ponto de ligação, cada paragem no itinerário promove o conhecimento da herança cultural, expertise e oportunidades empresariais, fomentando a criação de relações fortes entre os participantes

 

Percurso da viagem

1 | Lisboa

25 de Maio

2 | Entroncamento

26 de Maio

3 | Badajoz

26 de Maio

4 | Madrid

27 de maio

5 | Ourense

28 e 29 de Maio

6 | Vigo

30 de Maio

7 | Viana do Castelo

30 e 31 de Maio

 

 

Actividades do programa

1 | Lisboa

Visita ao Museu do Centro Científico e Cultural de Macau

O Museu do CCCM, vocacionado para o estudo e divulgação das relações luso-chinesas, possui mais de 3.500 peças divididas por diversas tipologias, entre as quais estatuária, trajes e peças de caráter utilitário e decorativo, e por diversos materiais, entre os quais terracota, têxteis e porcelana. O Museu é constituído por dois núcleos distintos e complementares, o núcleo sobre A Condição Histórico-cultural de Macau nos Séculos XVI e XVII e o núcleo sobre Coleção de Arte Chinesa.

Speed Games – Cocktail de Networking no 2D Lisboa

Promover actividades de interacção entre todos os participantes, é um dos focos deste programa. Estas interacções, podem não ser formalmente estruturadas, mas impulsionadas através de actividades mais lúdicas como foi o caso do Speed Games onde, através de jogos de tabuleiro, os participantes ficaram a conhecer-se uns aos outros.

 

2 | Entroncamento

Visita ao Museu Nacional Ferroviário

O Museu Nacional Ferroviário conta a história de mais de 160 anos do caminho-de-ferro em Portugal. Através de uma das melhores coleções de património ferroviário da Europa, com cerca de 36.000 objetos. Uma viagem pelo tempo, desde as primeiras locomotivas a vapor, até ao transporte ferroviário do futuro.

Este é um espaço de vivência coletiva, diálogo e partilha de saberes, aberto a todos os públicos que queiram conhecer o património cultural e o papel histórico, simbólico e tecnológico do transporte ferroviário em Portugal.

Almoço de Networking com empresários locais

A delegação almoçou no vagão do Comboio Real com empresários locais promovendo o Networking e alargamento da rede de contactos de todos os participantes.

 

3 | Badajoz

Visita cultural à cidade

Badajoz é uma cidade raiana, situada a poucos quilómetros da fronteira portuguesa, a cerca de 10 km da cidade portuguesa de Elvas, à beira do rio Guadiana. Além de ser a maior cidade da Estremadura, é também o principal centro económico da região. Apesar da dimensão do município ser bastante menor do que no passado, Badajoz é o terceiro maior município de Espanha em área.

 

4 | Madrid

Almoço com a hambrecero.es

Porque é importante estimular a consciência social e todos os empresários e empreendedores, promovemos em Madrid um encontro com a hambrecero, uma aliança contra a fome que envolve mais de 500 agentes, mais de 150 doadores de alimentos e mais de 420 organizações que ajudam a distribuí-los em mais de 50 cidades. O projeto recém-criado com maior impacto durante a pandemia com 19 milhões de rações de alimentos entregues e com quem a AJEPC colaborou na entrega de alimentos à Ucrânia.

 

Jantar de networking

Foi promovido um Jantar de Networking com empresários locais da rede da World Innovation Alliance (WIA). A WIA é uma rede de inovação de impacto social, consultoria estratégica e incubadora de projetos para ajudar empresas, governos e indivíduos a maximizar o seu crescimento e as suas contribuições para a sociedade. Uma iniciativa internacional, multidisciplinar, intercultural e intergeracional com 1000 especialistas, jovens e empreendedores de 150 países a colaborar para melhorar e expandir o acesso à educação, saúde, desenvolvimento económico através da tecnologia, turismo, qualificação, política e colaboração multissectorial.

 

 

5 | Ourense

Visita ao Festival Internacional de Xardins

A Câmara Municipal de Allariz, concebeu um projeto único, o primeiro a nível nacional, que pretende oferecer a todos os residentes a possibilidade de usufruírem de um novo espaço recuperado para uso público, na margem direita do rio Arnoia. O Festival é um grande concurso de ideias e desenhos de jardinagem inseridos no projeto municipal de revitalização e desenvolvimento de Allariz.

 

 

Visita à Eurocidade Chaves-Verin

A Eurocidade Chaves-Verín é um projecto pioneiro ao nível da Península Ibérica e também da Europa, que promove um novo modelo de cooperação que vai além da colaboração institucional e do somatório de programas e iniciativas de cooperação, demonstrando que é possível adoptar um novo modelo de cidadania europeia.

O projecto da Eurocidade Chaves-Verín visa a conjugação de esforços e recursos, através do planeamento e da gestão conjunta dos serviços e dos equipamentos dos municípios fronteiriços de Verín na Comunidade Autonómica da Galiza e de Chaves na Região Norte de Portugal.

 

6 | Vigo

Reunião com a Associação de Jovens Empresários de Vigo

A AJE Vigo é uma comunidade de jovens com projetos empresariais e espírito empreendedor que trabalha para conectar os empresários com pessoas de interesse, apresentando-os a clientes ou fornecedores com potencial para fazer crescer os negócios dos seus associados.

Foi nesse espírito que foi promovida a reunião com a delegação do Businessrail.

 

7 | Viana do Castelo

Visita aos estaleiros Navais da West Sea

Criada em 2014, a West Sea é um estaleiro naval de referência internacional, localizado no norte de Portugal, especializado em construção, reparação e conversão naval, reconhecida pela capacidade de execução, fornecendo soluções integradas e criando valor de uma forma sustentável.

Com infraestruturas modernas e devidamente equipadas, tem capacidade para construir, reparar e converter navios de porte médio-alto, com docas secas que permitem receber navios com 200 metros de comprimento e 30 metros de boca e com meios de elevação com uma capacidade de 180 toneladas e 9 guindastes de diferentes capacidades.

 

Visita à Painhas

A PAINHAS, S.A. nasce em Portugal em 1980, iniciando a sua actividades nas áreas de produção, transporte, distribuição e manutenção de redes e infraestruturas de Energia & Telecomunicações ao longo das últimas décadas, tendo, em paralelo,  promovidos o alargamento a outras áreas como a formação, água, gás, construção civil e construção naval. Este alargamento é resultado de uma visão estratégica que tem bem definida os eixos de atuação que complementam a oferta de serviços, numa visão global e integrativa, sempre com o objetivo de satisfazer as necessidades dos clientes.

 

Visita ao Museu da Avianense

Fundada em 1914, a história da Avianense conta-nos um caminho de sucesso que vai para além do universo do chocolate. Quando Luciano Costa assume a gerência da Avianense, em 2005, a fábrica instala-se numa nova morada: Durrães (Barcelos). A aquisição da marca inicialmente tinha um interesse meramente estratégico, mas o formidável acervo da marca estimulou a concretização de outros projetos que visavam a partilha da história e do percurso da marca com o público. Surge assim a ideia de abrir um museu, em 2016, onde é hoje possível conhecer todo o processo laboral da fábrica, desde as máquinas em pleno funcionamento ao manuseamento personalizado. A visita pelo museu passa ainda pelo auditório, no qual é projetado um filme que inclui depoimentos de antigos obreiros desta indústria, bem como a história da Avianense. É uma viagem cronológica que nos descreve, não só a evolução da empresa, como da própria indústria em Portugal.

 

 

Partilhar:

Ver também

Missão

5/ Maio/ 2023

Young Entrepreneurs Business Trip 4x4

Missão

24/ Outubro/ 2023

Visita de cortesia ao Consulado Geral de Portugal em Cantão

Missão

17/ Novembro/ 2023

Visita de Missão de Goiás