FIN2022 - resumo do evento

A 6ª edição da FIN Portugal, juntou no Porto (Portugal) e online, representantes de 24 países. A FIN2022 contou com 145 participantes presenciais e 34 virtuais perfazendo um total de 179 empresários, num ano em que a guerra e o covid (ainda) afectaram em muito a adesão ao evento.

No dia 2 de Junho, a Cerimónia de Abertura da FIN2022 começou com a intervenção do Ministro de Estado do Ministério da Cultura e Inovação da Hungria, László György, seguido pelo Vereador do Pelouro das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização e Pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo da Câmara Municipal do Porto, Ricardo Valente, com encerramento por Alberto Carvalho Neto, Presidente da AJEPC e JEUNE.

                

Ver gravação

          

O primeiro Keynote Speech, foi proferido Bernardo Theotónio-Pereira, Managing Partner na FIRMA SA sobre a vantagem lusófona, referindo a vastidão do mundo lusófono, que abrange 9 países, 294 milhões de pessoas nesses países e ainda mais de 10% de uma diáspora fora destes territórios o que amplifica em muito, não só o alcance da língua portuguesa no mundo, como as oportunidades de negócio em português.

Ver gravação

O painel Países de Língua Portuguesa – a força de uma comunidade serviu exatamente para mostrar a amplitude desta comunidade lusófona com intervenções de Macau, Guiné-Bissau, Angola e Portugal. O painel contou com a moderação de Mesaque Mateus, Conselheiro para Investimentos e Negócios Internacionais para África na JEUNE – Organização de Jovens Empresários da União Europeia e com a intervenção de Tang Wei Heng, Diretor Substituto do Departamento de Promoção Económica e Comercial para os Mercados Lusófonos no Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM); João Luís Traça, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Angola (CCIPA); Fernando Wahnon Flamengo, Presidente da AIGB – Associação Industrial da Guiné-Bissau; Álvaro Santos, Administrador da Zona Económica Especial de Luanda-Bengo e Alberto Carvalho Neto, Presidente da AJEPC – Associação de Jovens Empresários Portugal-China.                   

Ver gravação

Após o coffee-break, que serviu para visita ao pequeno espaço de exposição sito no piso 0, foi proferido o Keynote Speech Global ou local? por Faris Alami, Fundador e CEO da International Strategic Management, Inc. que nos falou sobre a importância de ligar o pensamento global à comunidade local, simplificando alguns conceitos que ajudaram a entender a importância da ligação entre estas duas noções.

Ver gravação

Seguiu-se o painel Caminhos que unem o mundo, com representantes institucionais de vários locais do mundo como Roménia, Bruxelas, México, Itália e Portugal que partilharam o trabalho desenvolvido pelas suas entidades. O painel contou com os contributos de Rocio Aguiar, Vice-Presidente da FIJE - Federação Iberoamericana de Jovens Empresários, Presidente da Comissão Nacional de Jovens Empresários da COPARMEX; Daniel Uritu, Presidente Executivo da Young Entrepreneurs Association from Romania; Yulia Stark, Presidente da European Women's Association e Carlos Torres, Secretário-Geral da Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Hong Kong. O painel foi moderado por Michele Orzan, Presidente da EuCham – Câmara Europeia.

Ver gravação

Os almoços da FIN são sempre espaços dedicados ao Networking com mesas grandes onde as pessoas se podem sentar livremente e conhecer os empresários ao seu lado, ou onde se procura falar com oradores que despertaram interesse aquando das suas intervenções.

 

A China foi o tema escolhido para a tarde do primeiro dia, tema este directamente ligado à organizadora do evento, a Associação de Jovens Empresários Portugal-China (AJEPC). Primeiro com a intervenção, por vídeo pré-gravado, da Conselheira Económica e Comercial na Embaixada da República Popular da China em Portugal, Xia Xiaoling que partilhou com a audiência o respeito da China pela tradição de boa-vizinhança e de harmonia com os outros países.

Ver gravação

Seguido pelo painel China: verdades e mitos, que foi enquadrado pela sua moderadora, Fernanda Ilhéu, Presidente da ANRS – Associação Amigos da Nova Rota da Seda, com a partilha de alguns dados sobre o território, como o facto de estar desde sempre envolto em mistério e histórias, ou a sua evolução até aos tempos de hoje, em que se afirma como uma superpotência emergente com 1,4 mil milhões de ávidos consumidores que é preciso compareender para ter sucesso no mercado. O tema foi depois desenvolvido pelos painelistas David Kovacs, Diretor Executivo da APEC-ECBA Digital Trade Innovation Committee; Laura González Escallada, Fundadora e CEO da NI HAO CONECTA 世界; Jorge Tavares da Silva, Docente Universitário na Universidade de Aveiro e Miguel Lemos Rodrigues, Presidente da Associação para a Cooperação Portugal – Grande Baía.

Ver gravação

                                                                                                                                                                                        

Os trabalhos na Ordem dos Contabilistas Certificados foram encerrados com a dinamização do Workshop: Como expandir o seu negócio, pelo Fundador & CEO da Bwizer Group, Hugo Belchior. O workshop teve uma grande adesão pelos participantes lusófonos criando-se um espaço de partilha de experiências muito interessante.

                                                                                                                           

O primeiro dia de evento terminou, como já é hábito, com o Cocktail de Networking que este ano teve lugar no foyer do Coliseu do Porto, promovendo a interação de todos os participantes de forma mais descontraída e informal. Foram ainda atribuídos os Prémios de Mérito durante o evento, tendo sido anunciados pelo Ministro de Estado da Hungria, excepção feita ao Prémio de Mérito da Ibéria e América Latina que foi anunciado por Jatyr Ranzolin Júnior, Presidente da Câmara Brasil-Portugal de Santa Catarina que é parceira na AJEPC na promoção do FIN Business Forum Brasil em Santa Catarina, Florianópolis no Brasil.

Os distinguidos foram:

  • Prémio de Mérito Países de Língua Portuguesa – Berta Montalvão
  • Prémio de Mérito Ibéria e América Latina – Nuno Rebelo de Sousa
  • Prémio de Mérito União Europeia – José Campos e Matos

 


O dia 3 de Junho, 2ª e último da FIN2022, arrancou com o Keynote Speech de Ruben Fernandes, Diretor Executivo da Águas e Energia do Porto sobre a temática Ser sustentável e sobre a sua experiência própria sobre sustentabilidade e as alterações que é imperativo fazer para que o mundo seja sustentável a longo prazo.

Ver gravação

Moderado por Filipe Sampaio Rodrigues, Professor do ISMAI, o painel Assegurar o futuro juntou Rogerio Koehn, CEO da Saur Spain; Miguel Rangel, Director de Operações não petrolíferas na PRIO Energy e Shell em Portugal; Jorge Galvão Santos, Business Developer da BEWG (PT) e Menezes Chalame, CEO da EASBIE-EP que falaram sobre o desafio partilhado de construir um futuro melhor, conciliando o progresso, bem-estar e economia sempre respeitando a integridade do planeta terra, ao contrário do que tem sido feito até agora.

Ver gravação

                     

Sendo que a FIN é um projecto com base na lusofonia e parte do projecto, 3 eventos, 3 continentes em português, os trabalhos continuaram com o painel Empreendedorismo na Lusofonia – Construir o caminho com iniciativa. Gabriela Faria de Oliveira, Diretora Executiva do CIC – Centro Internacional da Cultura e moderadora do painel, chamou a atenção para que empreendedorismo, apesar de muitas vezes assim ser visto, não é uma valência unicamente empresarial mas também social e/ou académica, pressuposto este que foi depois validado pela intervenção dos oradores do painel: José Vale, Diretor de Empreendedorismo e Inovação do IAPMEI; José Magro, Vice-Presidente do World Trade Center Lisboa; Vander Mesquita, CEO do Servictrade - Services & Trading e Gabriela Faria, Fundadora & CEO do Lisbon Project.

Ver gravação

                                                                                                

Após o almoço, os trabalhos foram retomados com a intervenção de Vasco de Mello, Membro da EESC - European Economic and Social Committee que partilhou a sua reflexão sobre o futuro e para onde caminhamos.

Ver gravação

A última tarde da FIN é tradicionalmente dedicada ao público mais jovem.

O primeiro painel, Novas formas de vida, juntou pessoas de quadrantes muito diferentes para refletir sobre o trabalho que desenvolvem e como isso impacta no presente e na nossa visão do futuro, conversa conduzida por Filipe Quinaz, CEO da Nuada. Os contributos foram dados por Alba Velasco Trujillo, Impact Officer da Global Shapers - Barcelona Hub; Fernando Pereira, Presidente da GROW UP ESPORTS e Henrique Bettencourt, Líder da equipa da Uxene Smart City, cada um apresentando o trabalho que desenvolve no mundo virtual ou real.

Ver gravação

                                   

O último painel, Jovens a moldar o futuro foi moderado por Alexandra Dinya, Sócia gerente na Dinya Legal. Este painel foi uma partilha de experiências com o intuito de responder a 4 questões ligadas aos temas da educação, economia, ambiente e tecnologia sempre na óptica do respeito pelo ser humano. Os oradores foram Sofia Karagianni, Analista de Políticas na Cleantech for Europe; Nuno Carneiro, Estrategista AI da OutSystems; Marcell Dengi, CEO da Menimo e Olha Stoliarchuk, Directora da Israeli Ukrainian Alliance.

Ver gravação

                

Como não poderia deixar de ser, o evento foi encerrado com o Jantar de Gala que este ano decorreu na Quinta do Jordão em Vila Nova de Gaia. O Jantar contou com a prezada presença do Senhor Embaixador de Angola, o Senhor Cônsul Honorário de Montenegro e o Presidente da CCDR-N entre outros ilustres convidados para além de todos os participantes da FIN.

O Jantar de Gala, voltou este ano a ter uma actuação cultural, pelo coro Musicom, resultado do projeto CriArte Porto - Promover a integração Social e combater a pobreza e qualquer discriminação, promovido pela Câmara do Porto entre novembro de 2020 a janeiro de 2022 em colaboração com o Curso de Música Silva Monteiro que o continua a apoiar.

Contou ainda com um pequeno discurso de boas-vindas pelo Presidente da CCDR-N, António Cunha.

              

A Personalidade Luso-Chinesa 2021, distinção máxima da AJEPC que é atribuída desde 2013, foi anunciada pelo Senhor Embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca. O galardão foi atribuído ao Senhor Embaixador de Portugal na China, José Augusto Duarte.

O Jantar de Gala, assim como o evento de 2022, foi encerrado com as palavras do Senhor Embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang.

A edição de 2023 terá lugar no Porto nos dias 1 e 2 de Junho.

Ver gravação

 

Partilhar:

Ver também

Evento

1/ Junho/ 2023

7ª edição da FIN Portugal

Evento

19/ Outubro/ 2023

Almoço VIP da C-PLPEX

Evento

25/ Outubro/ 2023

Distinção de Alberto Carvalho Neto