A lusofonia como linha condutora de negócios

A Associação de Jovens Empresários Portugal-China promove, desde 2017, um projeto que tem a língua portuguesa como linha condutora de ligações de negócios, sempre mantendo o mesmo foco - networking.

O crescente interesse da Ásia no mercado dos Países de Língua Portuguesa afigurou-se, para a AJEPC, uma oportunidade não só de agir como interlocutor com os ditos mercados, mas também de permitir à lusofonia ter uma posição privilegiada na triangulação de vontades.

Foi assim que nasceu o projeto “3 Eventos, 3 Continentes em Português” que, este ano, cresceu e transformou-se em “5 Eventos, 4 Continentes em Português”, a saber: América Latina (Florianópolis, Brasil – 28 e 29 de março), África (Luanda, Angola – 20 e 21 de abril e Maputo, Moçambique – 5 de maio), Europa (Braga, Portugal – 1 e 2 de junho), Ásia (Macau, China – 17 a 22 de outubro). Este ciclo anual de networking, é promovido um pouco à margem da linha natural de conexões da AJEPC (Portugal e China), alargando-a a todas as entidades com as quais a Associação tem ligações pelo mundo fora, com especial foco nos Países de Língua Portuguesa.

O projeto assume diferentes formas de acordo com os territórios em que se insere.

O primeiro dos eventos a ser concretizado, em junho de 2017, a FIN Portugal, vai este ano para a sua sétima edição consecutiva. Em Portugal, o evento boutique foca-se em efetivar conexões de alto nível com vista ao aumento dos negócios ou das redes institucionais dos participantes.

A FIN Brasil, que terá a sua 2ª edição consecutiva em 2023, é uma grande feira internacional com mais de 250 expositores.

Os FIN Business Forum de Angola e Moçambique, são fóruns de capacitação de empreendedores e empresários com vista à internacionalização das suas empresas.

Em Macau, o FIN Business Forum serve para dar voz aos jovens empresários lusófonos, partilhando experiências e oportunidades com todos os participantes.

Todos estes eventos só são possíveis através de parcerias com entidades locais que servem de ponte direta com o mercado interno. ´

No Brasil a AJEPC conta com a Câmara Brasil-Portugal Santa Catarina, em Angola com a Zona Económica Especial de Luanda-Bengo (conexão que, coincidentemente, surgiu da FIN Portugal 2022) assim como o apoio institucional do Fórum Internacional de Jovens com as Embaixadas, que dá igualmente apoio ao evento em Moçambique. Em Macau, a AJEPC conta com o IPIM – Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau, parceiro de longa data na ligação à China.

Com aproximadamente 280 milhões de falantes, o português, em todas as suas formas, é a 5ª língua mais falada no mundo. No projeto “5 eventos, 4 continentes em português”, a lusofonia é posta ao centro como alavanca para o crescimento e desenvolvimento dos Países de Língua Portuguesa.

 

in Revista Comunidades, Março 17, 2023 em Economia

para ver a notícia original, clique aqui

Partilhar:

Ver também

22/ Abril/ 2023

Fin business fórum Angola - Junta empresários de Angola, China e Portugal

1/ Agosto/ 2023

FIN Brasil terá lançamento da sua terceira edição em evento internacional

21/ Abril/ 2023

Empresários e empreendedores do “espaço lusófono” debatem na capital angolana (Luanda) entraves à atividade